VISÃO GERAL DO CURRÍCULO
Na SBA que é a organização de escolas de Wing Chun Kung Fu da Lung Ga Kuen (Família Dragão de Artes Marciais), nós ensinamos todas a evolução do Wing Chun, desde o Templo Shaolin até a Era Moderna, sem nos apegar linhagens ou estilos, pois para nossa visão e nossa filosofia, o conhecimento e preservação da Arte está além da limitação imposta por quaisquer linhagens, famílias ou visão pessoal de quaisquer mestres.
Assim, na SBA nós ensinamos a Ciência Marcial que, depois de séculos de existência no seio das sociedades secretas chinesas, tornou-se conhecida pelo grande público como – Wing Chun Kung Fu – a saber: Hong Kong Wing Chun (que é uma abordagem diferenciada do Ip Man Wing Chun); Hung Suen Wing Chun (Boxe dos Barcos Vermelhos, o que também inclui aspectos do Wing Chun anterior à metodologia de Ip Man), bem como abordamos os aspectos básicos do Shaolin Kung Faat através dos Três Salões de Shaolin.
Nossa abordagem para o ensino desse conhecimento acumulado por quase trinta anos pelo nosso líder e fundador – Mestre Alex Magnos – ocorre em uma forma tradicional progressiva, em parte, usando os mesmo métodos antigos das sociedades secretas que eram chamados de Baak Fu (Tigre Branco) e Ching Lung (Dragão Verde), essas Duas Trilhas de acesso ao conhecimento eram também chamadas de “Caminho do Guerreiro” e “Caminho do General” respectivamente. Hoje, na SBA, nós chamamos essas duas trilhas de “Caminho do Estudante” e “Caminho do Instrutor ou Mestre”. Basicamente é ensinado o mesmo material nos dois “caminhos”, mas aqueles trilhando o Caminho do Estudante, seguem um currículo fixo e progressivo grades sucessivas divididas em nível ascendentes, pelas quais aprenderá o material do básico ao avançando. Já para aqueles que trilham o Caminho do Instrutor, ensinamos toda a bagagem de conhecimento ao mesmo tempo, ou seja, tal como aprendemos com o Chan Budismo, ensinamos tanto conhecimento básico quanto o avançado simultaneamente, refletindo o termo chinês cantonês Haai Tung (Partes Interconectadas), dessas forma temos a certeza de que nossos estudantes que seguem a trilha de instrutor obterão as habilidade de alto nível em um período de tempo extremamente curto.
Na SBA nós não apegamos a sistemas, estilos ou linhagens de Wing Chun, mas nós estudamos a Ciência Marcial do Wing Chun Kuen, é isso, tão simples como a apresentamos. Wing Chun é o nome mais antigo para a Arte desde seus primórdios. Aqui apresentamos uma visão geral da Ciência Marcial do Wing Chun:
Shaolin Saam Din (Três Salões de Shaolin) : que inclui – Qigong / Chi Kung (para a saúde e artes marciais (por exemplo: Palma de Ferro), formas de punhos básicas / fundamentais de Shaolin (requeridas como treinamento básico para o Wing Chun), Ti Da Seui Na (Chute, Golpe, Projeção, Subissão – as Quatro Habilidade Fundamentais para combate do Wing Chun) e Saan Sau Saan Da (treinamento de sparring e habilidade de luta nas distâncias Tin Yan Dei : Céu – Distância Longa, Homem – Distância Curta, Terra – Agarramento, que são as três distâncias de combate no Wing Chun).
Shaolin Saam Fong (Três Câmaras de Shaolin): que inclui aspectos do Wing Chun que foi usado pelos grupos da Sociedade Secreta Hung Mun, entre 1646 e 1800), e novamente entre 1850 e 1970), além dos aspectos do Wing Chun que foram usados na Ópera dos Barcos Vermelhos, que deram origem ao Ip Man Wing Chun e muitos outros.